Biblioteca Digital

sexta-feira, 5 de abril de 2019

A biblioteca vai à sala

         Já há dois anos a esta parte que a biblioteca desenvolve atividade A biblioteca vai à sala. No entanto, desta vez dirigimos as atenções para o 7º ano e não para o 8º. Assim, visitámos, em fevereiro, as salas de oito turmas, levando a biblioteca até lá.
         A atividade consiste em levar propostas variadas de leitura aos alunos para que estes possam requisitar os livros na hora sem passar pela biblioteca. E estará o leitor a pensar: o propósito não é levar os alunos à biblioteca? Sim, é. Todos os passos seguintes levam obrigatoriamente o aluno à biblioteca: tanto a renovação da requisição quanto a devolução do livro são feitas presencialmente na biblioteca. E este pode ser o primeiro passo para a conquista de um novo frequentador deste espaço.
         Ademais, a atividade não consiste meramente na entrega de livros, mas são feitas abordagens à leitura: leitura de títulos, de passagens ou visionamento de vídeos com apreciações críticas dos livros em questão. E foi num desses momentos que descobrimos um fã do Harry Potter que também faz vídeos a falar dessa fantástica saga. Mas não vamos revelar tudo. Deixamos o link do youtube para poderem espreitar:
https://www.youtube.com/watch?v=0JMPpohwf5c

A entrevista com o seu autor fica para depois. Fiquem atentos!

Experiências com Letras


GelArte

        No dia 25 de fevereiro, a turma 8ºF esteve na biblioteca para desenvolver o módulo GelArte inserido no projeto Experiências com letras.
        Tal como em todas as outras sessões, começámos pela literatura com a leitura da história “Geração nada espontânea e o herói dos pacotes de leite” do livro “Darwin aos tiros. E outras histórias de ciência” de Carlos Fiolhais e David Marçal.
        Dizia a ideia da “geração espontânea” e passo a citar “se deixássemos pedaços de queijo e pão embrulhados em trapos num sítio escuro, seriam gerados ratos de modo espontâneo ao fim de alguns dias”. Hoje, com o conhecimento existente, mesmo que não dediquemos a nossa vida à ciência, sabemos que não acontece assim. Mas foi preciso provar cientificamente que não existe este tipo de “geração espontânea”. A história explica-nos como foi desvendado o mistério. Leiam, porque é muito interessante.
        Daqui passámos à experiência e quisemos ser, espontaneamente, chefes de cozinha molecular. Portanto, aprendemos os procedimentos para fazer caviar de leite de coco e de groselha. A seguir, finalizámos este cozinhado com umas apetitosas gomas.
        Também é isto que se faz numa biblioteca escolar: caldos de literatura e ciência.

Receita para as gomas:
  1. Colocar os ingredientes num tacho e mexer bem:
    • 35g de gelatina em pó neutra
    • 1 saqueta de gelatina de sabor à escolha
    • 200 g de açúcar
    • 200 ml de água
      2. Levar a lume brando e deixar ferver durante 5 min., mexendo de vez em quando;
      3. Colocar a mistura nas formas de silicone;
      4. Levar ao frigorífico durante cerca de 1 hora;
      5. Desenformar as gomas e passá-las por açúcar;
      6. Provar o resultado.

O professor sugere...


segunda-feira, 1 de abril de 2019

Experiências com letras

A experiência vinda do gelo e “Darwin aos tiros”

        O caro leitor não deve estar a perceber nada do título, mas nada mais simples: estamos a falar da segunda sessão do projeto “Experiências com letras”. A aventura começou no dia 11 de março e ainda está por finalizar, uma vez que estamos a falar de uma atividade que abrange todo o 7º ano, portanto, 17 turmas.
        Começamos a nossa jornada com uma história do livro “Darwin aos tiros. E outras histórias da ciência” do físico Carlos Fiolhais e do bioquímico David Marçal. Este livro está recheado de histórias engraçadas e/ou curiosas da história da ciência e nós começámos por esta: “Porque está lá!”. Esta expressão terá sido dita pelo montanhista inglês George Mallory, em 1924, aquando da sua tentativa de escalar a elevação mais alta do mundo, o monte Evereste. Este montanhista morreu durante a tentativa juntamente com o seu companheiro Andrew Irvine. O corpo de Mallory foi encontrado, mas o do seu jovem companheiro não. Será que ainda lá estará? Em que condições? Quase 100 anos depois como se apresentará o corpo? Será que ainda existe corpo? Estas foram algumas das perguntas feitas à nossa plateia e uma possível resposta foi dada pelo documentário “Ötzi, o Homem do gelo” pela Discovery na Escola. Ötzi, assim batizada a múmia com mais de 5000 anos encontrada nos Alpes em 1991, estava em ótimo estado de conservação, pensando-se até que o corpo estaria há um máximo de duas semanas no gelo. Tinha pele, unhas, órgãos e até ainda existia conteúdo no estômago. Portanto, não será estranho se, um dia destes, se encontrar o corpo do alpinista, uma vez que o gelo tem a propriedade de conservar. Será que a experiência na biblioteca está relacionada com múmias? Não, mas está relacionada com o gelo.
        Iniciámos então a experiência: será que é possível fazer um gelado sem congelador e sem uma máquina própria para o efeito? É. Num recipiente colocamos gelo e adicionamos sal. Se medirmos a temperatura dessa mistura percebemos que ela estará bem abaixo dos zero graus celsius, temperatura necessária para formar gelo (medimos até -17ºC). Assim, este abaixamento abrupto da temperatura vai ser o nosso congelador improvisado. Agora é necessário juntar os ingredientes para o gelado e agitar, agitar muito.
1. Colocar num saco de congelação médio:
- 2 Pacotes de açúcar
- 1 Colher de chá de baunilha
- 1 Copo de leite
- ½ Copo de natas
2. Fechar o saco e agitar
3. Num saco de congelação grande colocar gelo até meia altura
e adicionar 8 colheres de sopa de sal.
4. Colocar o saco com a receita dentro do saco do gelo e fechar.
5. Agitar novamente até o gelado solidificar (5 a 10 minutos).

 
 



sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

Experiências com letras


Desenvolveu-se entre 12 a 23 de novembro o projeto “Experiências com Letras” com o módulo 3DArte, direcionada aos alunos do 7º ano. Esta ação corresponde ao antigo projeto “Newton gostava de ler!” em que se alia a leitura de uma obra, ou de um excerto dela, a uma experimentação científica. Por que razão mudar o nome da atividade, se ela continua, na sua essência, a mesma? Aconteceu que a parte literária sofreu alterações, no sentido de se privilegiarem autores açorianos que, preferencialmente, façam parte do Plano Regional de Leitura.
Assim, passou pela Biblioteca a detetive Ruína Fortes que teve de resolver um enigma enviado por um grupo anónimo a operar nos Açores, que assina as mensagens encriptadas com “Free the landscape of Atlantis”. Como a detetive não foi capaz de resolver o mistério sozinha, teve de pedir ajuda à assistência que, no final de algumas experiências decifrou, prontamente, o enigma.
Para a realização destas experiências, foram necessários uns óculos especiais, cujas lentes são uma rede de difração, e objetos coloridos dispostos num fundo preto. Resulta daqui a difração da luz a provocar um efeito 3D. Deste modo, foi possível decifrar a mensagem: Isaías v. 41. Queres saber o que significa? Terás de ler o livro “Capítulo 41. A redescoberta da Atlântida” de Pedro Almeida Maia.

Boa Leitura!

À descoberta da Biblioteca

Como já é hábito, a Biblioteca Escolar desenvolve uma atividade chamada “Visita à biblioteca com realização de um Bibliopaper”. Este ano letivo, a ação desenvolveu-se de 15 de outubro a 6 de novembro, tendo como participantes as 17 turmas do 7º ano. Com esta ação, pretende-se que os alunos novos na escola não só conheçam e frequentem a Biblioteca, mas que saibam tirar o máximo partido dela. Portanto, aprendem sobre a sua organização, sobre as suas valências e sobre a forma de aceder, de uma maneira eficaz e rápida, à informação pretendida. Mas, como são sempre muitos dados, tem de haver algum instrumento que torne a aprendizagem mais fácil e é aí que entra o Bibiliopaper.
Numa tentativa de também estarmos na vanguarda do digital, o Bibliopaper foi realizado online e tinha acesso através de um código QR. Não sabes o que é? Nem como se utiliza? Os teus colegas também não, mas já aprenderam, porque foi mais uma competência que adquiriram.
Por fim, falta anunciar os vencedores: Ema, Duarte e Guilherme do 7ºE. Receberam um bloco, feito na nossa Oficina de Restauro de Livros com material reciclado. Sim, porque somos igualmente ecológicos.

Apptualiza-te


Como existem mais do que muitas apps por aí, quisemos dar uma ajudinha na escolha de algumas destas ferramentas digitais que tenham utilidade para a vida escolar dos alunos.
Este período foi a vez do Evernote: serve para fazer notas, não esquecer dos trabalhos de casa nem dos testes. No fundo, podem organizar-se todos os afazeres. Também pode servir como ferramenta de clipping, ou seja, pode guardar textos, artigos e outros tipos de conteúdo para leitura posterior. Ademais, tem a vantagem de estar disponível em todos os sistemas operacionais e funcionar offline. Apptualize-te!


segunda-feira, 18 de junho de 2018

Leitor +

Anunciamos que o nosso Leitor + deste ano letivo foi o Miguel Vultão.
Parabéns, Miguel! Continua a ler!

sexta-feira, 4 de maio de 2018

O professor sugere...


O professor Simão Alvar sugere a leitura do livro Darwin aos Tiros de Carlos Fiolhais e David Marçal.  
"Um livro que gostei muito de ler. Fala sobre ciência, que é algo que eu adoro. Além disso, este livro permite conhecer, de uma forma diferente, os cientistas. Tem histórias divertidas, tem histórias diferentes. "Diferentes" porque são peculiares, "diferentes" porque mostram a espontaneidade da ciência e, principalmente, porque são muito bem humoradas. Fala de factos que eu desconhecia e um deixou-me particularmente feliz: o primeiro objeto feito com intenção de voar, datado de 1709, foi em feito em Portugal. Foi feito com intenção de voar e voou. Recomendo vivamente!"







quarta-feira, 11 de abril de 2018

"Os opostos atraem-se"


Aconteceu no dia 23 de março, no auditório da Escola Secundária Domingos Rebelo, a Festa da Poesia que este ano levou a palco a sua 5ª edição, com sessões às 10.30, para o público escolar, e às 21.00 para o público em geral.

Este ano sob o tema “Os opostos atraem-se”, a comemoração do Dia Mundial da Poesia contou novamente com o trabalho colaborativo e artístico de alunos e professores, que desde o final do mês de janeiro se prontificaram a dedicar tempo à poesia e à preparação do espetáculo. Este ano cada diseur foi livre de escolher o poema que queria apresentar. E a diversidade foi imensa, pois tivemos a felicidade de ouvir tanto os clássicos, como Camões, como os contemporâneos, com José Luís Peixoto. Mas o mais gratificante foi ouvir alunos que tiveram a coragem de dizer os seus próprios poemas, que, diga-se de passagem, já denunciam bastante qualidade para as tenras idades.

Perante escolhas tão aleatórias, como se concretizam os opostos que se atraem? Com um evidente jogo de cores: um palco preto e branco e artistas vestidos de preto e branco. Mas foi, principalmente, com diversas formas de dizer o poema - com ternura, com raiva, com queixume, com violência - que os opostos conseguiram formar harmonia e a ideia se concretizou. Para encerrar esta festa maravilhosa, tivemos um momento de dança contemporânea executado por duas alunas da escola. Além disso, toda a encenação foi acompanhada por música ao vivo tocada por uma aluna e um professor.

Resta dizer que esta atividade tem origem no plano anual de atividades da Biblioteca escolar, mas que ganha asas com a inestimável ajuda do professor Gilberto Cardoso e com a colaboração de todos que nela tomam parte. É como diz Miguel Torga: “ Em qualquer aventura,/ O que importa é partir, não é chegar”.

Quero eu em maneira de trovador...

Os alunos do 10º ano propuseram-se a imitar os trovadores das cantigas de amigo, de amor, escárnio e maldizer da Idade Média.
Vem ler e aprender como é(ra)!

As palavras que nos fazem voar

Vem à biblioteca ler algumas poesias realizadas pelos alunos do 7ºano e voa com elas!



terça-feira, 20 de março de 2018

Festa da Poesia

Está aí a Festa da Poesia!
Vem com a tua família, dia 23 de março, 21h00, auditório ESDR.


quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Dia internacional das Línguas Maternas (21 de fevereiro)

Vejam as propostas de leitura para este dia tão importante que pretende celebrar a nossa língua materna!

As vencedoras do Bibliopaper

As nossas vencedoras vão agora participar no Bibliopaper a nível ilha que se irá realizar na biblioteca da Escola Secundária das Laranjeiras.
Parabéns!

quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Já temos vencedora!

Já foi apurada a vencedora do concurso "O Recruta" promovido pela Porto Editora: Patrícia Amador.
Ganhou um exemplar do livro assinado pelo próprio Robert Muchamore!

 PARABÉNS!

sexta-feira, 15 de dezembro de 2017


Vamos aprender a fazer um mapa?

No dia 4 de dezembro, comemorou-se o Dia do Patrono da ESDR, dia do nascimento de Domingos Rebêlo. A turma do 8ºM comemorou-o a fazer uma biografia do pintor.
Podem pensar que é coisa vulgar fazer uma biografia, mas a verdade é que utilizaram para esta atividade, dinamizada pela biblioteca, uma ferramenta digital chamada StoryMapJS. Esta ferramenta, gratuita, muito intuitiva, portanto de fácil exploração, permite marcar no mapa mundi eventos que se queiram assinalar. Podemos enriquecer com fotografias, vídeos páginas web e/ou música. A apresentação fica muito mais dinâmica e divertida.
Mas o Storymap não serve só para biografias; já pensaste em organizar as fotografias dos diferentes locais que já visitaste? Fica aqui outra ideia para os seguidores da série “A Guerra dos Tronos”: a viagem de Aria.