sexta-feira, 5 de abril de 2019
segunda-feira, 1 de abril de 2019
Experiências com letras
A experiência vinda do gelo e “Darwin aos tiros”
O caro leitor não deve estar a perceber nada do título, mas nada mais simples: estamos a falar da segunda sessão do projeto “Experiências com letras”. A aventura começou no dia 11 de março e ainda está por finalizar, uma vez que estamos a falar de uma atividade que abrange todo o 7º ano, portanto, 17 turmas.
Começamos a nossa jornada com uma história do livro “Darwin aos tiros. E outras histórias da ciência” do físico Carlos Fiolhais e do bioquímico David Marçal. Este livro está recheado de histórias engraçadas e/ou curiosas da história da ciência e nós começámos por esta: “Porque está lá!”. Esta expressão terá sido dita pelo montanhista inglês George Mallory, em 1924, aquando da sua tentativa de escalar a elevação mais alta do mundo, o monte Evereste. Este montanhista morreu durante a tentativa juntamente com o seu companheiro Andrew Irvine. O corpo de Mallory foi encontrado, mas o do seu jovem companheiro não. Será que ainda lá estará? Em que condições? Quase 100 anos depois como se apresentará o corpo? Será que ainda existe corpo? Estas foram algumas das perguntas feitas à nossa plateia e uma possível resposta foi dada pelo documentário “Ötzi, o Homem do gelo” pela Discovery na Escola. Ötzi, assim batizada a múmia com mais de 5000 anos encontrada nos Alpes em 1991, estava em ótimo estado de conservação, pensando-se até que o corpo estaria há um máximo de duas semanas no gelo. Tinha pele, unhas, órgãos e até ainda existia conteúdo no estômago. Portanto, não será estranho se, um dia destes, se encontrar o corpo do alpinista, uma vez que o gelo tem a propriedade de conservar. Será que a experiência na biblioteca está relacionada com múmias? Não, mas está relacionada com o gelo.
Iniciámos então a experiência: será que é possível fazer um gelado sem congelador e sem uma máquina própria para o efeito? É. Num recipiente colocamos gelo e adicionamos sal. Se medirmos a temperatura dessa mistura percebemos que ela estará bem abaixo dos zero graus celsius, temperatura necessária para formar gelo (medimos até -17ºC). Assim, este abaixamento abrupto da temperatura vai ser o nosso congelador improvisado. Agora é necessário juntar os ingredientes para o gelado e agitar, agitar muito.
Começamos a nossa jornada com uma história do livro “Darwin aos tiros. E outras histórias da ciência” do físico Carlos Fiolhais e do bioquímico David Marçal. Este livro está recheado de histórias engraçadas e/ou curiosas da história da ciência e nós começámos por esta: “Porque está lá!”. Esta expressão terá sido dita pelo montanhista inglês George Mallory, em 1924, aquando da sua tentativa de escalar a elevação mais alta do mundo, o monte Evereste. Este montanhista morreu durante a tentativa juntamente com o seu companheiro Andrew Irvine. O corpo de Mallory foi encontrado, mas o do seu jovem companheiro não. Será que ainda lá estará? Em que condições? Quase 100 anos depois como se apresentará o corpo? Será que ainda existe corpo? Estas foram algumas das perguntas feitas à nossa plateia e uma possível resposta foi dada pelo documentário “Ötzi, o Homem do gelo” pela Discovery na Escola. Ötzi, assim batizada a múmia com mais de 5000 anos encontrada nos Alpes em 1991, estava em ótimo estado de conservação, pensando-se até que o corpo estaria há um máximo de duas semanas no gelo. Tinha pele, unhas, órgãos e até ainda existia conteúdo no estômago. Portanto, não será estranho se, um dia destes, se encontrar o corpo do alpinista, uma vez que o gelo tem a propriedade de conservar. Será que a experiência na biblioteca está relacionada com múmias? Não, mas está relacionada com o gelo.
Iniciámos então a experiência: será que é possível fazer um gelado sem congelador e sem uma máquina própria para o efeito? É. Num recipiente colocamos gelo e adicionamos sal. Se medirmos a temperatura dessa mistura percebemos que ela estará bem abaixo dos zero graus celsius, temperatura necessária para formar gelo (medimos até -17ºC). Assim, este abaixamento abrupto da temperatura vai ser o nosso congelador improvisado. Agora é necessário juntar os ingredientes para o gelado e agitar, agitar muito.
1. Colocar num saco de congelação médio:
- 2 Pacotes de açúcar
- 1 Colher de chá de baunilha
- 1 Copo de leite
- ½ Copo de natas
2. Fechar o saco e agitar
3. Num saco de congelação grande colocar gelo até meia altura
e adicionar 8 colheres de sopa de sal.
4. Colocar o saco com a receita dentro do saco do gelo e fechar.
5. Agitar novamente até o gelado solidificar (5 a 10 minutos).
sexta-feira, 14 de dezembro de 2018
Experiências com letras
Desenvolveu-se entre 12 a 23 de novembro o projeto “Experiências com Letras” com o módulo 3DArte, direcionada aos alunos do 7º ano. Esta ação corresponde ao antigo projeto “Newton gostava de ler!” em que se alia a leitura de uma obra, ou de um excerto dela, a uma experimentação científica. Por que razão mudar o nome da atividade, se ela continua, na sua essência, a mesma? Aconteceu que a parte literária sofreu alterações, no sentido de se privilegiarem autores açorianos que, preferencialmente, façam parte do Plano Regional de Leitura.
Assim, passou pela Biblioteca a detetive Ruína Fortes que teve de resolver um enigma enviado por um grupo anónimo a operar nos Açores, que assina as mensagens encriptadas com “Free the landscape of Atlantis”. Como a detetive não foi capaz de resolver o mistério sozinha, teve de pedir ajuda à assistência que, no final de algumas experiências decifrou, prontamente, o enigma.
Para a realização destas experiências, foram necessários uns óculos especiais, cujas lentes são uma rede de difração, e objetos coloridos dispostos num fundo preto. Resulta daqui a difração da luz a provocar um efeito 3D. Deste modo, foi possível decifrar a mensagem: Isaías v. 41. Queres saber o que significa? Terás de ler o livro “Capítulo 41. A redescoberta da Atlântida” de Pedro Almeida Maia.
Boa Leitura!
À descoberta da Biblioteca
Como já é hábito, a Biblioteca Escolar desenvolve uma atividade chamada “Visita à biblioteca com realização de um Bibliopaper”. Este ano letivo, a ação desenvolveu-se de 15 de outubro a 6 de novembro, tendo como participantes as 17 turmas do 7º ano. Com esta ação, pretende-se que os alunos novos na escola não só conheçam e frequentem a Biblioteca, mas que saibam tirar o máximo partido dela. Portanto, aprendem sobre a sua organização, sobre as suas valências e sobre a forma de aceder, de uma maneira eficaz e rápida, à informação pretendida. Mas, como são sempre muitos dados, tem de haver algum instrumento que torne a aprendizagem mais fácil e é aí que entra o Bibiliopaper.
Numa tentativa de também estarmos na vanguarda do digital, o Bibliopaper foi realizado online e tinha acesso através de um código QR. Não sabes o que é? Nem como se utiliza? Os teus colegas também não, mas já aprenderam, porque foi mais uma competência que adquiriram.
Por fim, falta anunciar os vencedores: Ema, Duarte e Guilherme do 7ºE. Receberam um bloco, feito na nossa Oficina de Restauro de Livros com material reciclado. Sim, porque somos igualmente ecológicos.
Numa tentativa de também estarmos na vanguarda do digital, o Bibliopaper foi realizado online e tinha acesso através de um código QR. Não sabes o que é? Nem como se utiliza? Os teus colegas também não, mas já aprenderam, porque foi mais uma competência que adquiriram.
Por fim, falta anunciar os vencedores: Ema, Duarte e Guilherme do 7ºE. Receberam um bloco, feito na nossa Oficina de Restauro de Livros com material reciclado. Sim, porque somos igualmente ecológicos.
Apptualiza-te
Como existem mais do que muitas apps por aí, quisemos dar uma ajudinha na escolha de algumas destas ferramentas digitais que tenham utilidade para a vida escolar dos alunos.
Este período foi a vez do Evernote: serve para fazer notas, não esquecer dos trabalhos de casa nem dos testes. No fundo, podem organizar-se todos os afazeres. Também pode servir como ferramenta de clipping, ou seja, pode guardar textos, artigos e outros tipos de conteúdo para leitura posterior. Ademais, tem a vantagem de estar disponível em todos os sistemas operacionais e funcionar offline. Apptualize-te!
segunda-feira, 18 de junho de 2018
Leitor +
Anunciamos que o nosso Leitor + deste ano letivo foi o Miguel Vultão.
Parabéns, Miguel! Continua a ler!
Parabéns, Miguel! Continua a ler!
Subscrever:
Mensagens (Atom)






