Biblioteca Digital

quinta-feira, 11 de novembro de 2021

O São Martinho veio à biblioteca

O São Martinho veio à biblioteca e trouxe alunos muito atentos à sua lenda! UNECA rules!

Dia do Armistício

Dia do Armistício! Que bela exposição! Passem pela biblioteca para observar artigos usados na Primeira Grande Guerra e um álbum fotográfico genial! Parabéns aos professores de História!

quarta-feira, 10 de novembro de 2021

quarta-feira, 2 de junho de 2021

Já reunimos as palavras!

Eis as palavras mais queridas dos participantes da atividade "Vamos reunir as palavras!" que se realizou para assinalar o Dia Mundial da Língua Portuguesa

Passa com o rato pelas palavras e vê o que motivou a escolha de cada uma delas.
Nunca senti tanta falta de um abraço como durante esta pandemia. Agora, sim, sei a falta que me faz este gesto antes tão banal! O amor é a semente de tudo o que o homem é de bom. Além disso, quando pronunciamos a palavra, os nossos lábios acabam num beijo... e beijar com amor é a “cereja no topo do bolo”. É das palavras que mais usei na minha infância. Para além de significar um grande respeito para com os nossos amigos, significa mais do que amizade. Escolhi-a por causa da relação que tenho com os meus amigos. Além de ser saborosa e essencial para a nossa sobrevivência, a comida une várias pessoas independentemente das suas origens. Representa uma grande parte da minha vida. Com ela, o amanhã pode sempre ser melhor. A esperança nunca pode faltar. Quando estamos felizes, tudo corre muito melhor. Quem é que não gosta de Férias? É uma virtude que não faz parte de algumas pessoas cujas perspetivas da vida são menos positivas. Acho importante ser generoso/a para alcançar o bem. Transmite-me suavidade. Além de ser uma palavra bonita e simples, significa o mundo em tudo PERFEITO. Porque cada vez mais há menos honestidade. É uma das qualidades que mais valorizo. Representa algo estritamente necessário/preciso para alguém ou algo. Lembra-me dos bons momentos do meu passado que eram cheios de alegria. Uma vez que, graças a ela, somos livres para sermos quem quisermos e agirmos, de acordo, com as nossas vontades, aspirações, ambições, entre outras. Daí, o seu significado ter tanto impacto nas nossas vidas e simbolizar grande parte da nossa felicidade. Gosto do significado e da fonética da palavra. Pois a fonética da sílaba "co" é forte. Abre um mundo novo de possibilidades. A saudade é nossa, exclusivamente nossa, e exprime, presentemente, tudo aquilo que sentimos: saudade da liberdade, dos abraços, do convívio com os nossos, da presença daqueles que mais amamos, de um olhar nos olhos, sem máscaras, sem filtros, sem ecrãs. Por ser única, só nossa, e nos identificar tão bem enquanto portugueses. É uma palavra única da língua portuguesa, uma vez que a mesma não tem tradução em nenhuma outra língua. Associamos sempre o sol a bons momentos e a felicidade. É uma elegância delicada. Para mim, é um adjetivo sem sinónimo, sublime de si. Algo de celestial! (outra palavra ótima :) ). É a altura do ano em que não tenho aulas. Ao vivermos num mundo onde a "realidade virtual" nem sempre está entre aspas, as palavras "verdade" ou "verdadeiro" podem estar em risco de se "soltarem verdadeiramente". Ao contemplarmos a Natureza, descobrimos a VERDADE em tudo o que "realmente existe".

terça-feira, 1 de junho de 2021

Visita guiada à exposição «Breve Viagem pela Literatura Portuguesa - Movimentos literários e autores relevantes»

Hoje, dia 31 de maio de 2021, a turma K do 10º ano, na disciplina de Literatura Portuguesa, teve a excelente oportunidade de fazer uma visita guiada à exposição «Breve Viagem pela Literatura Portuguesa - Movimentos literários e autores relevantes», patente na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada. As organizadoras do sector socioeducativo da BPARPD explicaram a génese da exposição e fizeram uma explanação sobre os escritores, os movimentos e escolas literários a que estão associados, realçando, ainda, a seleção criteriosa de edições que figuram nesta amostra e que são uma raridade. Foi um momento de grande aprendizagem e de partilha de experiências e saberes.

Muito obrigada, mais uma vez, à Biblioteca Pública de Ponta Delgada por esta belíssima oportunidade que concedeu à comunidade em que se insere.

Escola Secundária Domingos Rebelo, 31 de maio de 2021
A professora de Literatura Portuguesa,

Ana Isabel Serpa




quarta-feira, 26 de maio de 2021

Que tal, um exercício físico?

Apresentam-se vários trabalhos desenvolvidos em Cidadania e Desenvolvimento por alunos do 12.º ano, sob orientação da professora Cesária Magalhães.
Podem também encontrá-los no separador ESDR digital!






terça-feira, 4 de maio de 2021

Vamos reunir as palavras soltas!

 "Quem sabe se o mundo não seria mais decente se soubéssemos como reunir umas quantas palavras que andam por aí soltas"

in "Ensaio sobre a lucidez", José Saramago


Para comemorar o Dia Mundial da Língua Portuguesa (5 de maio), vamos reunir as palavras soltas!

Quais são as palavras que mais gostas na nossa língua? 💗

Escolhe uma e partilha-a connosco! 

E, já agora, diz-nos porquê!

Podes-nos enviar um email (está aí do teu lado direito!) ou preencher o formulário das sugestões (também à direita!)

Contamos contigo!👍


Aqui vai a nossa sugestão:

Do livro "O beijo da palavrinha" de Mia Couto

"[...] pois a letra m é feita de quê? 

É feita de vagas, líquidas linhas que sobem e descem. [..]

- É isso, manito, essa letra é feito por ondas. [...]

- Essa a seguir é um

É uma ave, uma gaivota pousada nela própria, enrodilhada perante a brisa fria. [...]

- É uma letra tirada da pedra. É o r de rocha.

E os dedos da menina magoaram-se no r duro, rugoso, com as suas ásperas arestas.

O tio Jaime Litorânio, lágrima espreitando nos olhos, disse:

- Calem-se todos: já se escuta o marulhar!"

5 de maio: Dia Mundial da Língua Portuguesa


O vídeo está construído com base nas missões da UNESCO (educação, ciência e cultura) e celebra uma língua que junta pessoas em todos os continentes. O vídeo foi realizado pela agência criativa DDB Portugal.


quarta-feira, 17 de março de 2021

Mesmo quando os tempos são difíceis, a esperança prevalece.

Propomos-te a leitura deste livro cheio de coragem, bondade e esperança, num cenário marcado pela destruição do pós-guerra.



Sugerimos-te ainda a visualização do filme "Terra de Minas" que mostra numa mensagem de esperança que, na guerra, o importante não é pelo que se morre, mas pelo que se vive. Este filme está a ser transmitido no AXN Movies.




quarta-feira, 10 de março de 2021

Dia da mulher

Dia da mulher! Mais do que celebrar é preciso refletir sobre a desigualdade de género.

Este ano, o tema da ONU para este dia é “Mulheres na liderança: Alcançando um futuro igual em um mundo de COVID-19 ”.

Propomos-te a leitura destas mulheres extraordinárias!

 






quarta-feira, 3 de março de 2021

Leitor +

Eis a nossa Leitora + do 1º semestre
que sugere a leitura do livro "O diário de um vampiro banana".

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

Duas refugiadas: duas histórias a mudar o mundo


Propomos-te a leitura destas duas histórias de vida, de resistência e combate!



 Podes conhecer aqui a organização da Malala que trabalha por "um mundo onde todas as meninas podem aprender e liderar". Descobre, também, o documentário sobre esta jovem, Prémio Nobel da Paz 2014.



Visiona o trailer para a adaptação cinematográfica desta autobiografia gráfica e fica a conhecer a autora através de um comentário ao filme e de uma entrevista.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

Porque a memória tem de ser viva!

Apesar do Dia Mundial da Memória das Vítimas do Holocausto ter sido assinalado no dia 27 de janeiro, a memória tem de ser estimulada, sempre!

 Propomos-te a leitura deste livro e a descoberta da casa e do anexo secreto onde a Anne Frank viveu escondida desde 1942 até a sua deportação para o campo de concentração de Bergen-Belsen.

Também podes visitar aqui o campo de concentração de Auschwitz, libertado a 27 de janeiro de 1945, motivo pelo qual se assinala nesse dia o Dia Mundial da Memória das Vítimas do Holocausto.

Outros títulos sobre o Holocausto existentes na biblioteca:






quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

Descobre o mito do Rei Édipo com esta fantástica BD


Visita o Museu Arqueológico de Tebas. Conhece o local onde nasceu o mito e diverte-te com as atividades propostas.

Encontrará na BD um quadro alusivo ao mito. Segue o link e descobre o triunfo de Édipo sobre a Esfinge.



Podes ainda fazer uma visita virtual ao Museu do Louvre onde se encontra o quadro.