Biblioteca Digital

quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Vencedores do bibliopaper 19/ 20

Visitas, visitas...há muitas visitas!


Equipa:Tiago, Sara, Mariana, Leonardo
Turma: 7ºB


Como tem vindo a ser hábito, uma das primeiras atividades da biblioteca é uma visita ao seu espaço e a realização de um bibliopaper. E, por isso, entre os dias 21 até 31 de outubro todas as turma do 7º ano fizeram esta atividade. Pretende-se que os alunos conheçam este espaço e possam tirar partido dele e que saibam, com a maior celeridade possível, chegar à informação pretendida.
Assim, demos informações sobre o que fazer em todas as áreas: na de acolhimento -  preencher o registo diário, arrumar a mochila no cacifo e não esquecer de dizer: Bom dia!; na de leitura informal - ler jornais e revistas, das quais destacamos a “National Geografic” e a “Courrier International” e relaxar; nas de trabalho de grupo e de trabalho individual fazer o que a designação da área diz; na área informática, usar os computadores unicamente para trabalhar. 
Depois chegou a hora de falar sobre a arrumação dos livros, porque somos uma biblioteca muito arrumadinha e gostamos de ter tudo no lugar certo. Portanto, a regra de ouro é: não arrumar o livro na prateleira. Parece um contra-senso, não é? Mas, na verdade, um livro mal arrumado é um livro desaparecido. 
Para finalizar a visita, falámos um pouco sobre informação que existe na cota do livro.
E, para tornar tudo muito mais interessante, concluímos o nosso périplo com a realização de um bibliopaper. Para tal, usaram-se os telemóveis dos alunos. Calma! Ninguém gastou dados seus: a biblioteca tem uma rede wi-fi aberta para toda a comunidade. A seguir, fez-se o download de uma aplicação para ler códigos QR e facilmente chegámos ao formulário do nosso bibliopaper.
Depois de muita correria, já temos vencedores: Tiago, Sara, Mariana e Leonardo do 7ºB.
Parabéns!
Resta dizer que esta atividade teve a preciosa ajuda dos alunos do 12º ano do curso profissional de Biblioteca, Arquivo e Documentação (BAD).
Também querem fazer o bibliopaper? Nada mais fácil! Acedam através do código QR!

Sem comentários: