Biblioteca Digital

sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

Experiências com letras


Desenvolveu-se entre 12 a 23 de novembro o projeto “Experiências com Letras” com o módulo 3DArte, direcionada aos alunos do 7º ano. Esta ação corresponde ao antigo projeto “Newton gostava de ler!” em que se alia a leitura de uma obra, ou de um excerto dela, a uma experimentação científica. Por que razão mudar o nome da atividade, se ela continua, na sua essência, a mesma? Aconteceu que a parte literária sofreu alterações, no sentido de se privilegiarem autores açorianos que, preferencialmente, façam parte do Plano Regional de Leitura.
Assim, passou pela Biblioteca a detetive Ruína Fortes que teve de resolver um enigma enviado por um grupo anónimo a operar nos Açores, que assina as mensagens encriptadas com “Free the landscape of Atlantis”. Como a detetive não foi capaz de resolver o mistério sozinha, teve de pedir ajuda à assistência que, no final de algumas experiências decifrou, prontamente, o enigma.
Para a realização destas experiências, foram necessários uns óculos especiais, cujas lentes são uma rede de difração, e objetos coloridos dispostos num fundo preto. Resulta daqui a difração da luz a provocar um efeito 3D. Deste modo, foi possível decifrar a mensagem: Isaías v. 41. Queres saber o que significa? Terás de ler o livro “Capítulo 41. A redescoberta da Atlântida” de Pedro Almeida Maia.

Boa Leitura!

Sem comentários: